O homem só terá saúde se os alimentos possuírem energia vital. Os alimentos somente possuem energia vital se as plantas forem saudáveis. As plantas somente serão saudáveis se o solo for saudável.” — Ana Primavesi

Somos uma empresa apaixonada pelo desenvolvimento da agricultura orgânica e da agroecologia. Acreditamos que é preciso uma mudança profunda na forma de se produzir alimentos e de como esses alimentos chegam ao mercado para termos realmente um futuro verdadeiramente sustentável para o planeta. Mas sabemos que apenas paixão não basta. É fundamental uma construção desde a semente até a mesa do consumidor final, com atividades bem gestionadas, viável financeiramente e que dê segurança e retorno aos envolvidos. Sob esses pilares foi concebida a MACRORGANICO Consultoria.

Atuamos de forma integrada, com sinergias com:

– Agricultores: desenvolvimento técnico e organização da propriedade;

– Pesquisa: desenvolver e aprimorar novas técnicas de produção orgânica em escala;

– Empresas e indústrias: organização da matéria prima orgânica;

– Cooperativas e Associações: planejamento produtivo da produção e garantia de mercado;

– Mercado: estabilidade de fornecimento com qualidade;

– Poder público: desenvolvimento do setor e da sustentabilidade;

– Financiamento: liberamos crédito para a agricultura orgânica.

DEPOIMENTOS

Christiano Boza

Consultor

Engenheiro Agrônomo (UFES, 2009), Especialista em leite Orgânico (UFFS, 2015). Possui cursos de aperfeiçoamento profissional e experiência em Agroecologia e Permacultura (UFSC), Metodologias Participativas, Agroecologia (UFFS); Agrofloresta e Sintropia (Mutirão Agroflorestal) e Agricultura Biodinâmica (Associação Biodinâmica).

Experiência profissional no desenvolvimento do Núcleo Luta Camponesa e Rede Ecovida, onde acompanhou a formação de mais de 20 grupos de agricultores, chegando a 200 famílias agricultoras em produção orgânica. Conduziu o processo de certificação orgânica participativa dessas famílias, analisando aspectos técnicos, organizativos e documentais.

Trabalhou no desenvolvimento de agroindústrias orgânicas para pães, processamento de hortaliças, mandioca e leite. Trabalhou com desenvolvimento produtivo de feijões e milho orgânico, hortas e estufas orgânicas, policultivos e agroflorestas.

Também trabalhou no desenvolvimento de uma rede territorial de comercialização de orgânicos, ligado ao Circuito Ecovida de Comercialização de Orgânicos, onde movimentou R$220 mil em produtos orgânicos da região de Laranjeiras do Sul para Curitiba e São Paulo, principalmente.

Publicou 7 artigos científicos, principalmente na Revista Brasileira de Agroecologia, e foi palestrante no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) em 2015 na mesa “Processamento de Produtos Agroecológicos e Certificação

Moacir Dal Magro Teixeira

Financeiro

Estudante de História e agricultor orgânico. Experiência na gestão financeira de uma rede territorial de comercialização de produtos orgânicos, ligado ao Circuito Ecovida. Experiência na coordenação de grupos de agricultores e na Coordenação Regional do Núcleo Luta Camponesa, ligado à Rede Ecovida de Agroecologia.

Trabalha na produção de leite, uva, hortaliças e frutas orgânicas. Experiente em visitas de certificação orgânica, bem como no preenchimento de documentos e processos de certificação. Experiente em processos financeiros, tais como Sistemas de Gestão e Finanças, Conciliação Bancária, Fluxo de Caixa e Demonstrativos de Resultados (DRE).